...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

sábado, 15 de fevereiro de 2014

RN RECEBE MAIS CINCO NOVOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS


O Rio Grande do Norte recebe na próxima segunda-feira (17) os primeiros cinco profissionais de um total de 30 que estão previstos para chegar ao Estado no terceiro ciclo do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os demais profissionais devem chegar ao Estado no dia 5 de março, após concluírem o processo seletivo em andamento no Espírito Santo. A previsão é de que o avião da Força Aérea Brasileira, responsável pelo transporte dos médicos ao RN, pouse na Base Aérea de Natal às 12h50 do próximo dia 17.

A coordenadora do Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Claudia Frederico de Melo, explica que os primeiros médicos a chegar participarão de uma Oficina de Acolhimento entre os dias 18 e 20 deste mês, promovida pela Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos, para conhecer a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a realidade da população norte-rio-grandense. Entre os médicos estão um colombiano, um italiano, um espanhol e dois brasileiros. Estes profissionais serão encaminhados para os municípios de Maxaranguape (1), Natal (1), Baia Formosa (2) e Macaíba (1).

O Ministério da Saúde possui uma lista de pelos menos 25 municípios potiguares que devem ser contemplados nessa nova fase do programa. Porém, estas definições ainda dependem de novas reuniões da Sesap e dos apoiadores do Ministério da Saúde com os gestores municipais para definir as obrigações e deveres dos profissionais e dos municípios.

Até o momento, o Rio Grande do Norte foi contemplado com a chegada de 146 profissionais advindos do Programa, sendo 21% no 1º ciclo e os demais no 2º ciclo, o que, segundo Cláudia Frederico de Melo, representa um grande avanço. De acordo com ela, a IV Unidade Regional de Saúde (Ursap), com sede em Caicó, foi a mais contemplada com o programa, recebendo um total de 28 médicos. A VI Ursap, sediada em Pau dos Ferros, e a III Ursap, com sede em João Câmara, seguem cada uma com 26 profissionais. Já a regional Metropolitana, que tem sede na capital, foi contemplada com 24 médicos.

*NOTICIAS DE SÃO MIGUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.