...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

sábado, 22 de fevereiro de 2014

POLICIA MATA 9 ASSALTANTES EM MINAS GERAIS E DESARTICULA UMA DAS MAIORES QUADRILHAS DE ASSALTO A BANCO DO BRASIL.










A troca de informações entre a PC/MG (Polícia Civil de Minas Gerais) e a de São Paulo desbaratou na madrugada deste sábado (22) uma das mais perigosas quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos que agia em cidades limítrofes dos dois estados.

Fortemente armados, inclusive com fuzis, pelo menos 15 homens, divididos em sete veículos, chegaram por volta das 2h da madrugada a Itamonte, Sul de Minas. Eles conseguiram explodir um caixa eletrônico e depois foram surpreendidos por policiais civis mineiros e paulistas. Na troca de tiros, motivada pela reação da quadrilha, nove suspeitos morreram, cinco foram presos (três deles estão feridos) e um fugiu para um matagal.

Segundo o chefe do Departamento de Polícia Civil de Pouso Alegre (MG), delegado João Eusébio, e o titular da Deic (Delegacia de Investigações sobre Roubo a Bancos) de São Paulo, delegado Fábio Pinheiro Lopes, as buscas estão sendo feitas com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil de São Paulo. Um dos policiais civis paulista foi baleado no braço, mas não corre risco de morrer. Desde a manhã deste sábado estão sendo feitos os trabalhos de reconhecimento dos corpos e o APF (Auto de Prisão em Flagrante) dos envolvidos.

A ousadia da quadrilha era tamanha que, além de roubar os cinco caixas eletrônicos da cidade, a quadrilha planejava dominar o pelotão da Polícia Militar local. Um dos confrontos se deu perto dessa unidade, onde suspeitos também foram mortos. A Polícia Militar de Minas Gerais e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também participaram da operação. Fuzis, pistolas, dinamites e sete veículos foram apreendidos. Apesar do cerco feito nas rodovias, dois integrantes da quadrilha conseguiram fugir para São Paulo. Um deles, que estava com a bandeja de dinheiro roubada do único caixa eletrônico explodido em Itamonte, foi preso em Arujá (SP). Outro homem acabou detido em Guaratinguetá (SP).

Os serviços de inteligência das policias civis de Minas e de São Paulo já monitoravam a quadrilha há vários meses. Na tarde de sexta-feira (21), o chefe da Polícia Civil mineira, Cylton Brandão, e o delegado geral da Polícia Civil Paulista, Luiz Maurício de Souza Blazeck, trocaram telefonemas. O superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da PC/MG, Jeferson Botelho, fez os últimos ajustes com colegas paulistas para a operação que surpreendeu a quadrilha em Itamonte. “A polícia de São Paulo confirmou o plano de ação dos criminosos. Nós reunimos 40 policiais que se somaram a outros 40 que vieram de São Paulo e acionamos a PRF e a PM. O confronto foi inevitável, mas graças a Deus e ao trabalho conjunto, tivemos sucesso na operação”, afirmou Jeferson Botelho.

Na condição de vice-presidente do Concpc (Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil) para a região sudeste, Cylton Brandão tem articulado a permanente troca de informações entre os serviços de inteligência das policias. “A migração dos criminosos entre os estados é constante e é conversando diariamente que podemos nos preparar melhor para enfrentar as quadrilhas cada vez mais articuladas que atuam pelo interior do País”, explica o chefe da Polícia Civil de Minas.

fonte:jornal da nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.