...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobe o número de entradas de pessoas vítimas de acidente de moto em hospitais somente este ano em Mossoró.



O aumento do número de acidentes envolvendo motos, seja ele nas vias urbanas ou nas estradas, é motivo de preocupação para órgãos que lidam com esse problema, quais sejam nas áreas de trânsito e da saúde pública. Em Mossoró, um trabalho estatístico divulgado recentemente pelo Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) atesta para o número estratosférico de pessoas que dão entrada naquela unidade de atendimento médico todos os dias, vítimas desse tipo de ato sinistro.        
De acordo com o levantamento, que foi efetuado entre os períodos de janeiro e setembro deste ano, o número de pessoas acidentadas já se aproxima de igual percentual que foi registrado durante os 12 meses de 2012. Para se ter uma ideia do quanto a situação é preocupante, de um total de 100 pessoas vitimadas por acidente que dão entrada todo dia no HRTM, pelo menos 74 são lesionadas, ao pilotarem ou se acharem de garupa numa moto.
Um dado assustador acerca do número de acidentes com motos somente no município de Mossoró e outras nove cidades, cujas vítimas de qualquer problema de saúde são encaminhadas para o HRTM, de janeiro a dezembro de 2012 foram registrados a entrada de 4.920 pessoas. Por sua vez, nestes 10 meses de 2013, esse montante já chega a cerca de 3.400. Isso significa dizer que todo dia, algo em torno de 12 pessoas são atendidas naquela unidade hospitalar.
O relatório elaborado pelo HRTM aponta que a cidade de Mossoró, em virtude de se comportar como a de maior densidade populacional, é a que mais tem entrada de pessoas no hospital. São cerca de 80% das vítimas. Em seguida vêm os municípios de Apodi, Assu e Areia Branca.
A estatística d pacientes vítimas com acidentes de moto aponta outro dado bastante preocupante. É com relação ao sexo e à faixa etária das vítimas. Pessoas do sexo masculino e idade compreendida entre os 18 e 40 anos, são as que apresentam mais imprudência no trânsito. Um outro fato considerável, é que essas ocorrências resultam, em sua grandiosa maioria de vezes, na afronta desses condutores à Lei Seca. Isso apesar da fiscalização rigorosa que é pelas policias rodoviárias federal e estadual, mas que não consegue fazer com que haja uma diminuição nesse tipo de infração.
Abaixo demonstrativos com as informações obtidas junto ao HRTM. 

RESUMO

Total Geral em 2012 - 6902 (Jan/ Dez)                   2013 - 5485(Jan/ Set)
Acidente com moto   - 4920  (73,87%)                         4050 (73,87%)          

AS CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO 
Veículo: a causa do acidente está diretamente relacionada ao veículo, devido ao seu estado de conservação (pneus, freios, direção, rodas e iluminação) ou ao acondicionamento de carga.
 Via: em alguns casos a causa do acidente pode ser a própria via, tais como pista derrapante, esburacada, curvas com subelevação (sem compensação), falta ou insuficiência de sinalização, etc.
 Homem – na grande maioria dos casos, a causa do acidente está no próprio homem, seja como condutor, pedestre ou até como passageiro de um veículo, pela sua negligência, imprudência ou imperícia.

AS PRINCIPAIS IMPRUDÊNCIAS: 
• velocidade excessiva;
• dirigir sob efeito de álcool;
• distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;
• desrespeito à sinalização de trânsito;
• dirigir sob efeito de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.