...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Operação Astringere: OAB-PB suspende registro de quatro advogados acusados de fraude, Filho do Prefeito brejo-santense integra Lista.



A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) suspendeu por um período de 90 dias o registro profissional de quatro advogados envolvidos na Operação Astringere, deflagrada em abril pela Polícia Federal. A suspensão é prevista no estatuto da categoria e pode acontecer em caso de “repercussão prejudicial à dignidade da advocacia”.


Os advogados que estão com suas atividades suspensas são Dino Gomes Ferreira, Eugênio Vieira de Oliveira Almeida(filho do Prefeito de Brejo dos Santos/PB), Glauber Jorge Lessa Feitosa e Marcelo Vaz Albuquerque de Lima. Com a exceção de Marcelo, todos foram presos durante a Astringere. Eles são acusados de participar de um esquema de fraude em sentenças.

Segundo as investigações, o grupo 'fabricava' astreintes, multas em dinheiro definidas pelo magistrado para que pessoa ou empresa citada em um processo cumpra uma ordem judicial. Dez pessoas foram presas durante a Operação Astringere.

A Polícia Federal apontou que o juiz José Edvaldo Albuquerque de Lima liberava alvarás com rapidez e definindo multas em dinheiro para aqueles que não cumpriam a ordem judicial. O esquema de alvarás e astreintes acontecia sem nenhum conhecimento da pessoa responsável pela ação judicial ou por meio de ações promovidas em nome de “laranjas”, pessoas que não sabiam que tinham seu nome usado para promoção de ações judiciais.

Na quinta-feira (14) a Justiça Estadual mandou soltar José Edvaldo, que estava preso desde a operação, o advogado Cícero de Lima e o delegado Edilson de Araújo Carvalho.
* G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.