...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Acidente não tira Itaquerão da Copa

Guindaste atingiu operários da obra do Itaquerão e destruiu parte da arquibancada do estádio que receberá a abertura do Mundial

O acidente que matou dois operários no canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, não deverá tirar a arena da Copa do Mundo de 2014. Quem garantiu foi Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local (COL) do torneio. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É impossível fazer qualquer previsão neste momento de que isso vai atrasar alguma coisa. De qualquer maneira, a gente não pode pensar que, se atrasar três meses, o estádio vai estar fora da Copa do Mundo”, comentou Trade, em entrevista concedida à Reuters.
Antes da tragédia de ontem, a arena que sediará o jogo de abertura do Mundial do próximo ano estava 94% concluída. O ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, encarregado de gerenciar as obras do estádio, e a construtora Odebrecht evitaram estipular o período de atraso para a entrega do local (inicialmente prevista para o final do ano) após o acidente. A demora especulada é de cerca de dois meses.

Acidentes

A tragédia no canteiro de obras da Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, soma-se a uma série de outros acidentes ocorridos nos novos estádios do Brasil. Há pouco mais de um mês, um incêndio aconteceu na Arena Pantanal, em Cuiabá, que também está sendo erguida para sediar a Copa do Mundo de 2014. Placas com isopor armazenadas no subsolo da arena pegaram fogo, porém ninguém ficou ferido.

No Mané Garrincha, que já está construído, um operário morreu ao cair de uma altura de 30 metros em junho do ano passado. O estádio de Brasília já está pronto e recebeu até a Copa das Confederações neste ano, vencida pela Seleção Brasileira. Em acidente semelhante, em março de 2013, um trabalhador também sofreu uma queda na construção da Arena da Amazônia e não resistiu.

Repercussão

O acidente virou assunto em alguns dos principais meios de comunicação internacional. A imprensa do exterior dá destaque ao acidente com mortes no estádio escolhido para abrir a Copa do Mundo de 2014.

“Três pessoas morreram em acidente no estádio de São Paulo, que abrigará a cerimônia de abertura da Copa”, relata a rede britânica BBC, citando ainda os números iniciais da tragédia - o Corpo de Bombeiros informa que foram, na verdade, duas vítimas fatais. Nos Estados Unidos, a ESPN noticiou que o “colapso em estádio da Copa do Mundo” matou duas pessoas, além de “causar danos significativos”. A CNN também veicula informações sobre o acidente.

O diário argentino Olé relatou que “uma grua caiu em plena construção no novo estádio do Corinthians, que será usado na Copa do Mundo de 2014”. O britânico The Guardian, o espanhol Marca e o italiano La Gazzetta dello Sport repercutiram o acidente no estádio corintiano.

Interdição

Dispensados após o acidente que matou dois operários no estádio do Corinthians, seus colegas voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira. A direção da obra informou que um luto de três dias manterá as atividades interrompidas mesmo nas áreas que não foram afetadas pela queda do guindaste.

“Em respeito às famílias dos acidentados, estaremos de luto nos próximos três dias. Retomaremos as atividades em 02/12. A Diretoria”, dizia a mensagem escrita a mão, colada com fita adesiva ao lado do local de acesso daqueles que trabalham na construção da arena alvinegra. O acidente fez com que houvesse uma interdição de pouco menos de 10% da obra. Essa interdição será oficialmente confirmada hoje, em nova visita da Polícia.


TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.