...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

domingo, 27 de abril de 2014

BENTO XVI E PAPA FRANCISCO CELEBRAM MISSA DE CANONIZAÇÃO DE DOM PAULO II E JOÃO XXIII.


O papa emérito Bento 16 e o papa Francisco celebram juntos a missa de canonização de João 23 e João Paulo 2º na manhã deste domingo no Vaticano.

O papa emérito Bento 16, de 87 anos e que renunciou no ano passado, preside com Francisco a santificação do pontífice polonês, com quem colaborou por quase 25 anos como prefeito da Doutrina da Fé, ou seja, guardião do dogma.

A ideia de dois papas santos e dois papas vivos provoca muitas expectativas, já que se converterá no "dia dos quatro papas", um momento inédito para a milenar instituição.

A cerimônia na praça de São Pedro está sendo concelebrada por 150 cardeais, mil bispos e 6.000 sacerdotes do mundo inteiro.

Também conta com a presença de representantes de todas as religiões, entre eles uma importante delegação judia, para prestar homenagem a dois papas que lutaram contra os preconceitos contra os judeus.

"Será um momento emocionante", comentou na quarta-feira o religioso Liberio Andreatta, presidente da Obra Romana Peregrinações, organizador do evento.

"Dois papas vivos e dois papas santos. Imagino que emoção Bento 16 e Francisco sentirão", comentou Andreatta. A presença do primeiro papa que renuncia em sete séculos à cerimônia não havia sido confirmada "devido a sua idade".

O papa emérito compareceu no dia 22 de fevereiro à cerimônia de proclamação na basílica de São Pedro do Vaticano dos primeiros 19 cardeais do pontificado de Francisco.

Foi a primeira vez que o pontífice alemão, que renunciou em fevereiro de 2013 ao trono de Pedro, compareceu a uma cerimônia pública presidida pelo papa argentino.


AFP - Agence France-Presse,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.