...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"EMPARN" PREVÊ INDÍCES DE CHUVAS NORMAIS PARA O RN ENTRE MARÇO E MAIO DE 2014.




A equipe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Governadoria, o relatório da análise e previsão climática para o Rio Grande do Norte para o período de março a maio de 2014.

A perspectiva é que as chuvas no Estado atingirão os níveis de normalidade, entre 301 e 401 milímetros, com alguma região do RN podendo chegar a registrar chuvas acima de 600 mm. Para o ano de 2014, a média do estado potiguar ficará entre 600 e 800 mm.

De acordo com chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a expectativa é que as chuvas variem entre normal e abaixo da normalidade. Segundo estudos de meteorologistas de diversas instituições do país, que chegaram a essa conclusão, há 45% de chance de as chuvas serem normais, 30% de serem abaixo do normal e 25% acima do normal.

O especialista explica que a possibilidade de normalidade das chuvas acontece devido às temperaturas do Oceano Atlântico e Pacifico, nos quais apresentaram um comportamento próximo do normal. Uma mudança desse resultado pode acontecer, caso ocorra alterações no Oceano Atlântico.

 Esse documento é o resultado dos estudos da III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que teve a participação de representantes dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, como Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e instituições afins.

Durante o mês de março, será realizada, no estado de Pernambuco, a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste, além de reavaliar as condições para o Norte da Região Nordeste, com coordenação da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC). 

*SÃO MIGUEL NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.