...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

     outubro mês de ações voltadas  para as mulheres




O ministério da saúde considera o mês de outubro como o mês de ações voltadas para a conscientização e detecção precoce do câncer de mama, pois é a doença que mais matar mulher atualmente no mundo. Porém, deve salientar que câncer de mama pode acometer o sexo masculino.

“O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países”(Blog Saúde).

O câncer de mama pode surgir silenciosa de maneira lenta ou rapidamente progressiva dependendo do tempo de duplicação celular e de outras características biológicas. Essas células tem a capacidade de invadir o tecido normal e de disseminar em locais diferentes (metástase).

A melhor forma de cura é o diagnóstico precoce da doença e o principal meio de prevenção é a realização do autoexame de mama, que pode ser feito pela própria mulher e pra aquelas que não sabem realizar tal exame procure a unidade de saúde de seu município e peça orientação.

Faça o autoexame mensalmente e a mamografia anualmente. Faça parte dessa luta. Faça parte desse rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.