...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

domingo, 13 de outubro de 2013

Horário de verão começará em uma semana e deve gerar economia de 4,6% da energia


O horário de verão começará no próximo dia 20 e vai até o dia 16 de fevereiro de 2014. Neste ano, a mudança no relógio vai valer para todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Tocantins, que chegou a aderir no ano passado, foi excluído novamente neste ano, e a Bahia, que adotou o horário em 2011, também está fora da mudança.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo (horário de "pico"), que ocorre entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2.000 megawatts a cada ano, ou 65% da demanda média anual do Rio de Janeiro, ou 75% da de Porto Alegre.

Consumo - No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente, Getúlio Vargas. Além de maior incidência solar, nos meses de verão no Brasil há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda com o horário de verão reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição, o que, eventualmente, poderia afetar todo o sistema de fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.