...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Estiagem prevista para os próximos meses deixa criadores preocupados no sertão nordestino.




Os meses que se sucedem serão de turbulências para os criadores de animais do Rio Grande do Norte. A previsão é que a vegetação se torne cada vez mais seca e os reservatórios evaporem rapidamente. As informações são do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot.

A enorme e severa estiagem que atingiu toda a região nordeste desde o final do ano de 2011 até 2013, deixou marcas irreparáveis para o pequeno agricultor e pecuarista do sertão norte-rio-grandense. O Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca anunciaram que os prejuízos superaram os R$ 5 Bilhões. Número altíssimo que jamais será esquecido por aqueles que sentiram na pele a falta de chuvas no campo.

Em Abril do corrente ano, o sertanejo sentiu renascer a esperança de dias melhores, pois a chuva voltou a cair abundantemente até o mês de julho. Para os animais, as precipitações vieram bem a calhar, fizeram nascer forragens e encheram reservatórios. Para a agricultura, o cenário não mudou muito, as incertezas de chuvas impediram o plantio de grãos pelo homem do campo. Entretanto, a forte insolação existente na região, facilita a evaporação das águas reservadas nos açudes e lagoas, vindo novamente, preocupar aqueles que sobrevivem da criação e produção animal. Foi o que relatou Gilmar Bristot, em entrevista à Rádio Centenário de Caraúbas. Bristot alertou para os próximos meses, onde a escassez de chuvas é habitual, mas, que terá um efeito maior devido a forte estiagem sofrida nos últimos anos. Segundo ele, o quadro tende a se agravar, já que 160 dos 167 municípios potiguares decretaram situação de emergência, e o forte calor conduz à evaporação das poucas águas reservadas.

Durante a entrevista, o meteorologista deu a boa nova de que o ano de 2014 será de boas precipitações. O período chuvoso já deve iniciar agora no mês de dezembro, aliviando assim, o temor dos criadores em perder seus animais para a seca. A região oeste do estado foi a que mais sofreu com a estiagem, criando um histórico de milhares de animais mortos devido a falta de água e comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.